segunda-feira, 9 de maio de 2011

Segunda semana de temporada



A primeira semana de temporada do Tio Vãnia em BH foi muito intensa. Fizemos apresentações de terça a domingo em um ritmo especialmente duro por causa da estréia que sempre gera tensão e expectativa. No domingo passado, dia 01 de maio, depois do espetáculo estávamos todos repetindo a última frase de Sônia: "Nós descansaremos".



Na quinta, dia 04, voltamos animados e na expectativa de como seria o espetáculo sem a presença da Yara e sem tantos ensaios. Fizemos um exercício sugerido pela Yara: passar todo o texto com velocidade e sem parar para comentários. Realmente as frases já brotam quase sozinhas. Depois, cada um fez um exercício de percorrer os espaços e gestos de todo o espetáculo em solitário.



Os espetáculos foram bons. Há sempre um nível bom que se mantêm todos os dias. A reação do público é que varia um pouco. Os risos vem sempre nos mesmos lugares, mas a intensidade se modifica. Tenho a impressão de que há dias que nós, ou o público (não sei bem), estamos mais conectados com o drama desde o primeiro ato e outros que esta conexão começa a se forjar realmente no terceiro. É interessante a presença do cômico em Tio Vânia, ela existe, Tchekóv chama a peça de comédia, mas ela é entrecortada por uma sensação grande de opressão.



O monólogo final fala da redenção após a morte, sim, nós descansaremos, quando estivermos mortos. Também fala da vida após a morte, de uma vida pacífica, gentil e suave como um carinho. É uma imagem bela, mas difícil de aceitar. Queremos esta vida agora, em vida, acho que nenhum de nós está suficientemente seguro da vida após a morte para se consolar com esta possibilidade, por isso o final é denso e sentimos isso nos aplausos, nos rostos e cumprimentos das pessoas. Na sexta, dia 05, tenho a impressão de ter sido o melhor dia. O público estava entusiasmadíssimo. Que bom.



Normalmente vemos algumas pessoas que vêm nos cumprimentar com um peso sob os ombros. Um olhar um pouco cabisbaixo, algo preso na garganta. Outras vezes, vêm nos cumprimentar com um largo sorriso, nestes momentos, acho que não gostaram ou não entenderam a peça, ou as duas coisas. Houve uma publicação no Twiter dizendo que dava vontade de levar o Tio Vânia e a vó para casa, imediatamente a diretora, em tom de brincadeira, ligou e disse: Tem alguma coisa errada com a peça!"



Em tempos modernos, assim como os comentários do público e suas reações durante e depois do espetáculo, a crítica especializada, os amigos, entre outros, o que se publica na internet tem sido uma fonte de pesquisa da recepção do público, sempre muito interessante.



E assim vamos adiante. Hoje, segunda, é dia de descansar.



Nenhum comentário: