quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ECUM - Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas

ECUM – Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas
Programa de Oficinas - 2009
De 26 a 31 de outubro
De 9h às 12h e de 14h às 17h
(exceto Atelier de Reflexão Transversal, que será de 18h30 às 20h30)
Em Belo Horizonte/MG

O Encontro Mundial das Artes Cênicas (ECUM) foi criado em 1998, em Belo Horizonte. Em 2008 chegou à sexta edição, comemorativa dos seus 10 anos de atividades, estendendo-se para outras capitais e algumas cidades do interior de Minas Gerais.
O ECUM é um espaço de reflexão e intercâmbio entre artistas, pesquisadores, professores, estudantes e interessados nos diversos campos de criação das artes cênicas. Seu grande diferencial é proporcionar um encontro que busca a indissociabilidade entre a reflexão e a prática criativa, pensamento e ação, entendendo as múltiplas etapas do processo de criação como laboratório permanente em que se investigam os percursos e os sentidos da criação artística. O Encontro Internacional bienal, com workshops, conferências, demonstrações de trabalhos, exposições e espetáculos, tem sido sua principal ação ao longo de seus 10 anos de atividades, mas o ECUM se estende por uma rede de contatos e intercâmbios que tem gerado uma série de outras ações, seja no estabelecimento de parcerias entre centros de pesquisa e criação nacionais e internacionais, seja no campo da pedagogia do teatro. A equipe de organizadores e o grupo de curadores têm possibilitado ao ECUM cumprir o papel de convergir, discutir e difundir a multiplicidade de perspectivas e procedimentos que as artes cênicas contemporâneas, em nível internacional, apresentam, a partir de suas principais questões.
O ECUM, a partir da sua edição comemorativa de 10 anos, propõe implantar um programa de ação continuada que visa ampliar e aprofundar os vínculos com os diversos artistas, pedagogos e centros de criação e pesquisa em artes cênicas, nacionais e internacionais, com os quais estabeleceu parcerias ao longo destes anos. Este programa de oficinas que estamos lançando agora em outubro, dentro do calendário de comemorações do Ano da França no Brasil, é o projeto que dá início às atividades de um centro internacional de pesquisa sobre a formação em artes cênicas. Com este primeiro projeto, o ECUM - Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas visa aprofundar o intercâmbio no âmbito da formação e da pesquisa com dois renomados pedagogos e pesquisadores franceses e suas respectivas instituições, Beatrice Picon-Vallin (Laboratório ARIAS/CNRS - Paris/França) e Jean-François Dusigne (ARTA - Associação de Pesquisa das Tradições do Ator - Paris/França), curadores desta edição, sendo este o primeiro passo no sentido do estabelecimento de uma parceria em longo prazo. A coordenação pedagógica é de Ana Teixeira (AMOK Teatro/Rio de Janeiro), a coordenação de implantação do projeto é de Fernando Mencarelli (ECUM/UFMG) e a coordenação geral é de Guilherme Marques (ECUM).
O programa de estudos conta com a participação de seis destacados artistas-pedagogos convidados, organizados em torno de cinco oficinas de trabalho. Este primeiro programa tem um forte acento na educação do movimento corporal do ator e procura articular teoria e prática (em algumas oficinas, de modo interativo), a partir da experiência desses renomados pesquisadores e diretores.

Nenhum comentário: