quarta-feira, 20 de julho de 2011

Rio Grande do Sul e o Teatro São Pedro

Nossa próxima viagem foi ao Rio Grande do Sul. A primeira parada foi em Caixias do Sul, uma cidade com forte influência italiana na serra Gaúcha. Chegamos no aeroporto de Porto Alegre e pegamos uma van até Caxias. A van tinha um ótimo aquecimento e só pudemos sentir o frio de 1 grau quando saímos em direção ao hotel. Estava com tanto frio que não consegui ir jantar e fui direto para cama. Para piorar, nesta noite o aquecimento no quarto não funcionava e dormi toda a noite sonhando com lã, meias de lã, fazer um casaco de lã... No dia seguinte comprei um casaco, meias, botas, gorro, tudo o que pudesse fazer com que não sentisse frio, pelo menos enquanto não estivesse no palco com uma camisola de alcinha e descalça.

Nossa apresentação em Caxias foi muito especial. Havia umas 250 pessoas, mas o teatro não estava cheio. Nunca havíamos feito o espetáculo em um teatro que não estivesse abarrotado e senti a diferença. Foi um espetáculo diferente, mais íntimo, delicado. As pessoas estavam mais tímidas e o riso, que sempre aparecia no primeiro ato, dessa vez não vinha tão facilmente. Mas era perceptível a atenção e o interesse do público pelo que se passava em cena. Não sei dizer como, uma respiração, uma conexão além do que se pode comprovar, não sei dizer ao certo... Quando acabou o espetáculo, todos tivemos a impressão de tê-lo feito de uma maneira delicada e intensa. Em uma crítica sobre esta apresentação, um jornalista da cidade disse que o público também sentia tédio, também sentia a desprezível vida provinciana da qual trata Tchékov. Todos nós sentimos, não importa onde estejamos, essa é a beleza do Tio Vânia.

Em Porto Alegre não fazia tanto frio. A cidade é linda, mas o que mais me marcou foi a beleza do Teatro São Pedro. Na verdade, não sei muito bem como descrevê-lo. A impressão que tive é que a peça tinha sdo feita para aquele teatro, que tudo se encaixava perfeitamente. Impossível contar exatamente o encanto deste teatro. Já estive em vários teatros na europa, talvez até mais antigos, mas o Teatro São Pedro, e a Dona Eva, administradora do Teatro, me emocionaram muito. Os espetáculos lá foram lindos e no último dia tive a experiência artística mais tocante da minha vida. Acabamos o espetáculo e todos começaram a aplaudir e gritar bravo. Estava lotado, todas as galerias ocupadas e as pessoas de pé, gritando bravo. Foi lindo!

Falo muito da conexão com o público neste diário virtual e acredito que é por que, para mim, estar em comunhão com o público é o principal motivo pelo qual faço teatro. Fico muito feliz de o Tio Vânia, o Galpão e a Yara me permitirem isso de maneira tão intensa.

2 comentários:

disse...

Olá, Mariana!
Tudo bem?
Tenho tentado entrar em contato através do seu site para me informar sobre o curso de dança que você está ministrando sem sucesso. Se você puder me informar através de qual telefone ou e-mail eu posso informar melhor ficaria muito grata!
Meu e-mail é luh_lemes@yahoo.com.br

Talitha disse...

Mariana, tudo bem? Estou em busca de seu contato para informações sobre pesquisa em criação cênica. Teria algum e-mail para conversarmos, por favor?
Obrigada