terça-feira, 26 de agosto de 2008

FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação Teatral


O FIMPRO traz a BH espetáculos
da Argentina, México e Chile,
além de atrações nacionais como o Jogando no Quintal, em setembro




De 19 a 28 de setembro, Belo Horizonte vai ser a capital da improvisação. A Liga Profissional de Improvisação – BH realiza o FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação Teatral, com espetáculos no Teatro Alterosa, oficinas e Sabadão no Galpão Cine Horto. Um dos pontos altos da programação é o Campeonato de Match de Improvisação, envolvendo uma disputa internacional, com as seleções de atores improvisadores do Brasil, Argentina, México e Chile.

Além disso, os grupos também mostram espetáculos de seus repertórios, como conta a coordenadora geral e curadora do FIMPRO, Mariana Muniz: “Para o público acostumado ao Match, e acostumado à improvisação, será muito interessante ver outras formas de improvisar, outras estruturas de espetáculo de improvisação não esportivos, ou seja, não embasados na competição”. É a primeira vez que um evento deste porte é realizado na cidade, com todos os espetáculos criados diante dos espectadores.

Para Mariana Muniz, o destaque do festival é a possibilidade de transformar o público em co-autor das cenas. “As pessoas podem ter certeza de que vão presenciar uma experiência única e irrepetível. Além disso, procuramos selecionar grupos que apresentam olhares diferenciados sobre a técnica da improvisação, trazendo grande variedade de estéticas e possibilidades, desde o palhaço, até a dança, o teatro gestual, entre outras”, avisa.

Nesta primeira edição, o público vai conferir espetáculos de improvisação de grupos como Complot/Escena (México), Colectivo Mamut, (Chile) e Liga Profesional de Improvisación (Argentina), além de atrações nacionais como a Cia. do Quintal (São Paulo), Cia. Imprópria (Ouro Preto), Cia. Acômica (BH) e a estréia de "Sobre Nós", o novo espetáculo da Liga Profissional de Improvisação de Belo Horizonte. O grupo Movasse também faz uma intervenção na entrada do Teatro Alterosa, na noite de estréia do Festival.

O FIMPRO surgiu do interesse da LPI – BH, grupo que se dedica a improvisação há dois anos, em estabelecer trocas com outros grupos de improvisação do Brasil e de outros paises. No ano passado, a LPI-BH já havia realizado o Encontro de Impro, trazendo à cidade a companhia espanhola Impromadrid. “A improvisação, pelo seu caráter de criação instantânea, permite que esta troca se dê não somente com a realização de oficinas e assistência aos espetáculos dos grupos, mas também na criação conjunta, em cima do palco e diante do público, de um espetáculo”, diz Muniz.

Por isso, o auge do Festival fica por conta do Campeonato de Match de Improvisação. As seleções de cada país vão se encontrar no palco para travar uma empolgante disputa, em torneio inédito na cidade. O Campeonato de Match é uma disputa tradicional em todos os principais festivais internacionais de improvisação mundo afora. É o momento mais prazeroso para os participantes, porque é no Match que a troca verdadeira se estabelece, Segundo Muniz: “A competição é apenas uma brincadeira que serve para dar um pouco de adrenalina à coisa, principalmente no caso Brasil e Argentina, mas o principal objetivo é se aprender com o outro, divertindo-se e mostrando ao público boas histórias”.

O Galpão Cine Horto abriga as oficinas e o Sabadão, uma tarde de mesa redonda para debater a criação diante do público, complementando a programação. E para celebrar tanto improviso, nada melhor que uma boa festa, no Máscaras Casa de Dança.



O Festival Internacional de Improvisação de BH é uma realização da Liga Profissional de Improvisação de Belo Horizonte, grupo que se dedica à improvisação desde 2006. O evento tem patrocínio da Contax e é realizado com benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Quem nunca viu improvisação, pode ter certeza de que a visão sobre o teatro vai mudar muito depois deste festival, porque a interação entre público e atores é única e o que se leva pra casa é a sensação de ter visto algo diferente, surpreendente e criado com você, aqui e agora”, finaliza Muniz.

FIMPRO
FESTIVAL INTERNACIONAL DE IMPROVISAÇÃO
www.fimprobh.com

19 a 28 de setembro

Espetáculos no Teatro Alterosa
Oficinas e Sabadão no Galpão Cine Horto
Festa no Máscaras Casa de Dança

Imagens em alta resolução disponíveis.

Contato para entrevistas – Mariana Muniz – coordenadora geral e curadora do FIMPRO
(31) 8454-2243 (31) 3024-1346

Comunicação FIMPRO
Frederico Bottrel
comunicacao@fimprobh.com
(31) 9182-3964 (31) 3422-2536

A SEGUIR, DETALHES DA PROGRAMAÇÃO DO FIMPRO



OS ESPETÁCULOS
Teatro Alterosa
Av, Assis Chateaubriand, 499 - Floresta
(31) 3237-6611
www.uai.com.br

R$ 20 (preço efetivo)
R$ 10 (meia entrada para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos - categorias devidamente identificadas)

DESAFIOS DE IMPRO
(Desafíos Impro)
Liga Profesional de Improvisación - Argentina
Três dos melhores improvisadores da Liga Profissional da Argentina apresentam uma noite com difíceis e divertidos desafios de improvisação teatral e musical.

Ficha Técnica
Direção: Ricardo Behrens
Em cena: Ricardo Behrens, Horacio Badaracco, Sebastián Ochoa e Julián Vidal (músico)
Cenografia, figurino, desenho de luz e trilha sonora: o grupo
Duração estimada: 1h

Sexta-feira, 19/09
20h30

EFEITO DE IMPRO
(Efecto Impro - Historias en movimiento)
Colectivo Mamut - Chile
Efeito de Impro é baseado no formato Harold, criado por Del Close, um dos maiores nomes da improvisação teatral. Cinco atores criam, diante dos olhos do espectador, uma hora ininterrupta de improvisações. Títulos escritos pelo público são o motor inicial. Logo, o espaço vazio é preenchido por personagens, objetos e lugares, criados a partir do trabalho corporal e vocal dos atores, acompanhados da trilha sonora, também improvisada.

Ficha Técnica
Concepção: o grupo
Direção: Criação coletiva
Em cena: Mónica Moya, Juanita Urrejola, Sergio Domínguez, Nicolás Belmar, Mario Escobar e Francisco “Foco” Cerda (músico)
Cenografia, figurino e desenho de luz: o grupo
Duração estimada: 1h

Sábado, 20/09
20h30

CALEIDOSCÓPIO
Cia. do Quintal
Brasil - São Paulo (SP)
Caleidoscópio é um espetáculo que convida os atores da Cia. do Quintal a se debruçarem sobre uma nova empreitada: a construção de uma atmosfera completamente diferente daquela estabelecida em seu espetáculo Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços, em cenas improvisadas não competitivas, de longa duração e sem o uso da “máscara”, o nariz de palhaço que tanto caracteriza o trabalho de maior sucesso da companhia. O espetáculo, porém, se serve do humor e do distanciamento característico da linguagem clownesca para brincar de construir cenas e viver histórias.

Ficha Técnica
Concepção: o grupo
Direção: Marcio Ballas
Em cena: Marcio Ballas, Rhena de Faria, Allan Benatti, Marco Gonçalves e Cristiano Meireles (músico)
Duração estimada: 1h30

Domingo, 21/09
16h30

HUMOR MERDA
(Humor Mierda)
Complot/ Escena - México
Quatro elegantes atores interpretam diversos personagens hediondos, a fim de incomodar e/ ou satisfazer ao público, com suas infames histórias improvisadas. Humor Merda é espetáculo de mal gosto em que as degradantes e incômodas situações geram reações opostas nos espectadores, entre gargalhadas debochadas. Todas as histórias serão improvisadas a partir das respostas que os espectadores derem às perguntas que lhes foram entregues previamente, impressas.

Ficha Técnica
Concepção: o grupo
Direção: José Luis Saldaña
Em cena: Omar Medina, Daniela Arroio, José Luis Saldaña y Salvador Jiménez, Yurief Nieves (músico)
Cenografia e figurino: o grupo
Desenho de luz: Matias Gorlero
Duração estimada: 1h

Domingo, 21/09
20h30

ARENA DE TOLOS
Cia. Acômica
Brasil - Belo Horizonte (MG)
Arena de Tolos gira em torno de uma denúncia e um crime que será investigado. O que virá depois, não é possível prever. Um público assiste a uma investigação improvisada, com interrogatórios, acareações, reconstituições, depoimentos de testemunhas, perícias, verdades, mentiras, revelações. Tudo depende do caso e de seu desdobramento, afinal o acaso é parte integrante e senhor desta obra. São principalmente os elementos casuais que irão determinar os rumos da história, pois não se conhece previamente a vítima, o culpado, os envolvidos, as testemunhas e sequer o crime.

Ficha Técnica
Concepção: Cláudio Márcio, Fábio Furtado, Jória Lima, Luiz Lerro e Rodrigo Campos
Direção: Rodrigo Campos
Em cena: Adriana Soares, Cláudio Márcio, Simone Sales, Nelson Bambam Jr. (diretor de cena) e Marcelo Fallahin (músico)
Cenografia e figurino: Ana Gastelois
Desenho de luz: Rodrigo Campos
Trilha sonora: Marcelo Fallahin
Duração estimada: 1h15

Segunda-feira, 22/09
20h30

SOBRE NÓS
Liga Profissional de Improvisação - BH
Brasil - Belo Horizonte
Segundo trabalho da Liga Profissional de Improvisação de Belo Horizonte, Sobre Nós é um espetáculo improvisado a partir de histórias contadas pelo público. Os espectadores se tornam também co-criadores do espetáculo, convidados a narrar, para os atores-improvisadores, fatos cotidianos, ordinários ou extraordinários, que tenham vivenciado ou ouvido falar. Esses relatos servem de impulso para a criação da peça. Em cena também estão o músico e o iluminador. Às histórias do público misturam-se relatos dos próprios atores, em um fragmentado jogo dramatúrgico que coloca em cheque os limites entre a realidade e a construção ficcional.

Ficha Técnica
Concepção: o grupo
Direção: Mariana Muniz
Em cena: Assis Benevenuto, Bárbara Amaral, Frederico Bottrel, Hortência Maia, Mariana Muniz, Mariana Vasconcelos, Tereza Gontijo, Renata Corrêa, Tiago Macedo (músico) e Milena Pitombo (iluminação)
Direção de arte: Bruna Christófaro
Assistência de direção: Assis Benevenuto e Diogo Horta
Desenho de luz: Milena Pitombo
Trilha Sonora: Tiago Macedo
Criação de projeção: Frederico Bottrel
Produção: Bárbara Amaral
Duração estimada: 50 min.

Terça-feira, 23/09
20h30

JOGANDO NO QUINTAL
Cia. do Quintal
Brasil - São Paulo (SP)
Palhaços apresentam um espetáculo teatral inspirado na estrutura de um jogo de futebol em que a palavra de ordem é a improvisação. O jogo é disputado por dois times de três palhaços-atletas cada, acompanhado por um árbitro e por uma banda de música que cria ao vivo sons e melodias. Para levar as pessoas a terem a mesma sensação de descontração, alegria e espontaneidade que o jogo proporciona aos jogadores, a opção foi abandonar o espaço cênico convencional e levar a platéia para o lugar de origem das primeiras brincadeiras do grupo: o quintal.

Ficha Técnica
Concepção: César Gouvêa e Marcio Ballas
Direção: César Gouvêa e Marcio Ballas
Em cena: Allan Benatti, Cláudio Tebas, César Gouvêa, Eugênio La Salvia, Lú Lopes, Marcio Ballas, Marco Gonçalves, Nando Bolognesi, Paola Musatti, Paulo Federal, Rhena de Faria, Vera Abbud
Cenografia e figurino: Paulo Federal
Desenho de luz: Marisa Bentivegna
Trilha sonora: Felipe Mesquita
Duração estimada: 1h10

Quarta, 24/09
20h30

CAMPEONATO DE MATCH DE IMPROVISAÇÃO
O FIMPRO realiza o primeiro Campeonato Latino-Americano de Match de Improvisação de Belo Horizonte. Participam as seleções do Brasil, Chile, México e Argentina, em empolgantes confrontos cênicos de improvisação, a partir de sugestões de títulos dadas pelo público. Os espectadores também votam nas melhores cenas e definem o placar. Uma banda improvisa a trilha sonora das cenas. O jogo é regido por regulamento internacional, e representantes das diferentes nacionalidades se revezam na arbitragem, a cada partida.

Quinta, sexta, sábado e domingo às 20h30
Brasil X Argentina - 25/09
México X Chile - 26/09
Definição do terceiro lugar - 27/09
Grande final - 28/09

_________________________________________________________________
A FESTA
Máscaras Casa de Dança
Rua Santa Rita Durão, 667 - Savassi
(31) 3261-6050
http://www.mascarascasadedanca.com.br

Entrada – R$ 10

A Festa do FIMPRO toma conta do Máscaras, casa noturna tradicional na capital mineira. Sob o comando dos DJs Romero e Guará, com o melhor do rock, soul e eletrônicos, a festa também conta com a apresentação do espetáculo Carteado de Improvisação, da Cia. Imprópria (Ouro Preto).

Sexta-feira, 26/09
A partir das 23h

CARTEADO DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL
Cia. Imprópria Teatral
Brasil - Ouro Preto (MG)
O espetáculo é apresentado em um cassino-bar-show itinerante e clandestino, propriedade de um ambicioso Crupiê, que para aquecer as apostas de sua Casa de Jogos, contrata dois grupos de jogadores os Naipes Pretos e os Naipes Vermelhos. Esses jogadores, a cada rodada, juntamente com a musicista do cassino, travam um verdadeiro duelo de Improvisação teatral, pelo maior número de apostas da casa.

Ficha Técnica
Direção: Alexis Nehemy
Em cena: Bruno Campelo, Eduardo Miele, Juliana Martins, Leandro Ribeiro, Mateus Bianchim, Roberta Portela, Waltair de Souza e Pamelli Marafon (musicista)
Cenário: Alexis Nehemy
Maquiagem e figurinos: Antonio Apolinário
Desenho de luz: Leandro Ribeiro
Produção: Alessandra Alves, Kelly Carvalho, Sara Pavan e Taís Campos
Duração estimada: 50 min.

_________________________________________________________________
AS OFICINAS

Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 - Horto
31 3481-5580
www.galpaocinehorto.com.br

PACOTES
- Duas ou mais oficinas – R$130,00 cada uma.
- Desconto não cumulativo de 10% para alunos do Galpão Cine Horto e do Curso de Teatro da UFMG.

Inscrições e matrículas no site
www.fimprobh.com a partir de 9 de setembro.

MATCH DE IMPROVISAÇÃO
Ricardo Behrens (Argentina) - Pioneiro das técnicas de improvisação teatral em espanhol, é reconhecido por Yvon Leduc, criador do Match de Improvisação, como coordenador da disciplina na América Latina. Fundador da Liga Profissional de Improvisação (LPI) e do Match de Improvisação entre os países de língua hispânica.
Público-alvo: Atores, estudantes de teatro, palhaços, músicos, bailarinos e curiosos que queiram se aventurar no Match de Improvisação.
A partir do Match de Improvisação, esta oficina propõe uma iniciação no universo da improvisação teatral por meio do desbloqueio da imaginação, da rapidez de respostas e do desenvolvimento da criatividade.
20 e 21 de setembro, sábado e domingo, de 10h às 13h
Carga-horária: 6 horas/aula
Material do aluno: roupas de malha, leves e confortáveis.
Investimento: R$ 150,00
Vagas: 8 a 20 alunos

A OUTRA PERCEPÇÃO DA IMPROVISAÇÃO - FORMATOS DE IMPRO DE OUTRO HUMOR
Gustavo Miranda (Colômbia) – Ator profissional da Escola de Artes da Universidad de Antioquia. Fundador da companhia colombiana Acción Impro, com a qual, há oito anos pesquisa diferentes formatos de improvisação com grande reconhecimento em seu país e também na Argentina, Equador, Espanha, México e Brasil.
Público-alvo: Atores, estudantes de teatro e palhaços com experiência básica em Impro. Prévia seleção de currículo.
Esta oficina se destina a encontrar outros tipos de improvisação, humor negro, absurdo e histórias longas, partindo da técnica de Impro e aprofundando-se na situação dramática e na estrutura dramatúrgica.
20 e 21 de setembro, sábado e domingo, de 10h às 13h
Carga-horária: 6 horas/aula
Material do aluno: roupas de malha, leves e confortáveis.
Investimento: R$ 150,00
Vagas: 8 a 20 alunos

TÉCNICAS DE IMPRO
Colectivo Mamut (Chile) - Montou seu primeiro espetáculo de impro em 2005, desde então permanece em cartaz em Santiago e outras regiões do Chile. Foi convidado para o 4° Mundial de Impro em Buenos Aires e foi vencedor do Campeonato de Catch de Improvisação. Em 2008 estreiou “Efecto de Impro” e participaram do Festival Internacional de Impro do México. Há três anos, o grupo pesquisa aprofundadamente as técnicas de Johnstone, Del Close, Lecoq, Ivone Leduc e Viola Spolin.
Público-alvo: Atores, estudantes de teatro, músicos, palhaços e demais interessados na improvisação teatral.
Esta oficina pretende aprofundar nas técnicas de improvisação como espetáculo a partir das propostas de Keith Jhonstone, Lecoq e Del Close.
27 e 28 de setembro, sábado e domingo, de 10h às 13h
Carga-horária: 6 horas/aula
Material do aluno: roupas de malha, leves e confortáveis.
Investimento: R$ 150,00
Vagas: 8 a 20 alunos

RELAÇÕES DRAMÁTICAS NA IMPROVISAÇÃO
Omar Medina e José Luis Saldaña (México) – Atores e diretores formados pelo Colégio de Literatura Dramática e Teatro da UNAM (Mex). Diretores e co-fundadores do grupo Complot Escena (Mex) e membros ativos da Liga Mexicana de Improvisação (LIMI). Co-autores, atores e atuais campeões de “La Impro Lucha”. Convidados do FESTIM 05 e 07 em Madri, Espanha. Como docentes ministraram vários cursos de impro em diversas instituições no México, assim como nas mais representativas companhias de improvisação em Madri e Barcelona.
Público-alvo: Atores, estudantes de teatro, palhaços e público em geral que tenha noções básicas da técnica de improvisação teatral. Prévia seleção de currículo.
Oficina dirigida aos interessados em aprofundar-se na pesquisa de estruturas, estilos e novas formas narrativas, priorizando a construção de personagens a partir da consciência cênica, espacial e corporal.
27 e 28 de setembro, sábado e domingo, de 14h às 17h
Carga-horária: 6 horas/aula
Material do aluno: roupas de malha, leves e confortáveis.
Investimento: R$ 150,00
Vagas: 8 a 20 alunos
_________________________________________________________________
O SABADÃO

Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 - Horto
31 3481-5580
www.galpaocinehorto.com.br

"Improvisação - a criação diante do público" será o tema do debate mediado por Mariana Muniz, da Liga Profissional de Improvisação Teatral de Belo Horizonte. Participam integrantes dos grupos brasileiros Cia. do Quintal, Cia. Acômica, Cia. Imprópria, Movasse e LPI-BH, além dos mexicanos do Complot/ Escena, os chilenos do Colectivo Mamut, os argentinos da LPI-Argentina e o colombiano Gustavo Miranda, do Acción Impro.
Sábado, 20/09
14h às 18h

Entrada gratuita

_________________________________________________________________


PACOTES DE INGRESSOS PARA OS ESPETÁCULOS
Pacote de 6 espetáculos - R$16 por espetáculo (inteira) - R$ 8 por espetáculo (meia)
Pacote de 11 espetáculos - R$14 por espetáculo (inteira) - R$ 7 por espetáculo (meia)
Pacotes serão vendidos do dia 01 a 12 de setembro

Os ingressos e pacotes serão vendidos na bilheteria do Teatro Alterosa, de terça a domingo de 12h às 19h a partir de 1o de setembro.

_________________________________________________________________

SOBRE A LPI-BH
A Liga Profissional de Improvisação de Belo Horizonte é constituída por atores formados no Curso de Teatro do Palácio das Artes - Cefar (Centro de Formação Artística), da Fundação Clóvis Salgado e por Mariana Muniz, professora do Curso de Teatro da UFMG, doutora em improvisação teatral.
Desde a estréia de seu primeiro espetáculo, Match de Improvisação, em dezembro de 2006, o grupo tem se apresentado em BH e participado de eventos em cidades como São Paulo (Festival Intencional de Improvisação Jogando no Quintal), Curitiba (Fringe - Mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba), Ouro Preto (Festival de Inverno da UFOP), Diamantina (Festival de Inverno da UFMG), entre outras. Em 2007, realizou o Encontro de Impro, trazendo ao Brasil o grupo espanhol Impromadrid.
O grupo realiza o FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação Teatral, evento pioneiro na cidade, projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, que trará grupos do México, Argentina e Chile a BH, em setembro, deste ano. Na oportunidade, estréia seu novo trabalho, o espetáculo Sobre Nós.

Um comentário:

Luiz Carlos Garrocho disse...

Ei, Mariana

Parabéns pela iniciativa. Bom demais!

Abraços